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[Artigo] - Como criar um bom jogo? - Parte 4

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[Artigo] - Como criar um bom jogo? - Parte 4

Mensagem por Naruto RPG Maker em 10/7/2015, 10:23

Como criar um bom jogo?

PARTE 4 – O QUE É O RPG MAKER?

Agora, após um grande período sem dar notícias da continuação deste artigo, partiremos para um assunto interessante. Você já ouviu falar do RPG Maker? Sim? Não? “Mas quediabéisso? ”, você pergunta. Se já ouviu falar, bem, vamos nos aprofundar, se nunca ouviu falar nele, é hoje que você conhecerá a engine.
Antes de falarmos do RPG Maker em si, falaremos do que é engine. Engine é o programa usado para criar um jogo. Bem essa é a definição mais simples e a que realmente importa. O RPG Maker, em suas diferentes versões, é uma engine própria para criação de jogos 2D off-line ao estilo RPG (Role-Playing Game), mas isso não significa que não se possa criar outros estilos. Existem muitos projetos que provam exatamente o contrário. Temos projetos de plataforma, em 3D, de aventura, FPS, multiplayer, enfim, a gama é grande.
Agora que já definimos o que é engine, vamos à parte que interessa: RPG Maker. Primeiramente, existem várias versões do RPG Maker, umas mais conhecidas que outras. Iremos tratar das principais e, para isso, preparamos uma tabela simples com as informações de cada uma.
VersãoInformações Principais
RPG Maker 2000 (RM2k) /
RPG Maker 2003 (RM2k3)
A versão 2000 e 2003 são bem parecidas, então serão tratadas como um.
Tem os gráficos pixelizados, com poucos detalhes, trabalha com eventos, sem suporte a scripts. É recomendado aos que querem se especializar com sistemas por eventos, mas iniciantes podem sofrer, pois não tem uma interface muito intuitiva, se comparado aos RMs mais atuais. Tem um sistema de veículos, tais como barcos, navios e aeronaves.
RPG Maker XP (RMXP)A versão XP vem melhorada, com gráficos melhores, mais possibilidade de customização, pois agora já conta, além dos eventos, com a primeira série de linguagem de programação: o Ruby Game Scripting System (RGSS) criado pela produtora. Os veículos, por padrão não estão presentes na versão, mas pode-se colocá-los, através dos scripts. Existe a possibilidade de criação de um jogo online (Netplay)
RPG Maker VX (RMVX)A penúltima versão do RM. Com gráficos melhores e mais facilidade de criação, conta com a segunda versão do RGSS, agora ficou muito mais fácil criar seus próprios scripts. Os veículos estão de volta, e há a possibilidade de colocar face nas mensagens. Tem a possibilidade de criação de um jogo online.
RPG Maker VX Ace
(RMVX Ace)
A última versão do RPG Maker lançada oficialmente. É um upgrade do RMVX. Conta com quase todos os sistemas de seu antecessor, porém há a possibilidade de adicionar outros tilesets, coisa que não é possível no VX, mas sim no XP. Com a terceira geração do RGSS, ficou ainda mais fácil aprender a linguagem. Ainda não há a possibilidade de se criar um jogo online, mas existem pessoas trabalhando para conseguir tal feito. É a versão mais recomendada para iniciantes.
Já sabemos as principais versões do RPG Maker, agora cabe a você escolher qual irá usar, mas não se esqueça, não use uma apenas pelos gráficos, pegue a que você mais se identifica. Existem projetos maravilhosos com o RM2k e outros que, dos que não são cancelados, não são nada agradáveis feitos no RMVX Ace. Lembre-se: “Não é a engine que faz o programador, e sim, o programador que faz a engine”. Isso significa que, não é a engine que deixará seu jogo bom, e sim o quanto você se dedicar à cria-lo.

Vocabulário Maker

Você pode estar perdido em meio a tantas palavras faladas aqui. Por isso, separamos um vocabulário maker para todas as horas, até você se acostumar.
Segue mais uma tabela simples com os principais termos usados pelos makers, seguidos de sua definição.
TermoDefinição
TilesetConjunto de gráficos usados pela engine para preencher seu mapa.
CharPersonagens (NPCs, herói) que estarão presentes no jogo, ou então uma parte do tileset que não foi possível colocar do modo convencional.
RGSSLinguagem de programação baseada em Ruby, usada no RM.
RMAbreviação de RPG Maker
BGMBackground Music. A música de fundo de diferentes cenas em jogo
BGSBackground Sound. Som de fundo em diferentes cenas de jogo. Algo como uma cachoeira.
MEMusic Effects. Efeitos musicais curtos. Como, ao fim de uma batalha, tocar uma música de vitória ou derrota.
SESound Effects. Efeitos sonoros curtos. Algo como uma explosão.
Estes são os principais termos que você precisa saber no mundo maker.

Considerações finais

Chegamos ao fim de mais uma parte do artigo, que está chegando ao fim. Em breve traremos outro tema para as matérias aqui do fórum. Estamos aceitando sugestões. Caso seja necessário, o artigo irá se alongar. Qualquer dúvida, crítica, sugestão de como melhorar, não deixe de dizer.
Na próxima parte do artigo, falaremos sobre a importância de cada membro da sua equipe e como deve ser a personalidade de um bom líder.
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