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[Artigo] - Como criar um bom jogo? - Parte 1
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[Artigo] - Como criar um bom jogo? - Parte 1
Como criar um bom jogo?
INTRODUÇÃO
Esta será uma série de artigos/guias de ajuda na criação de seu jogo. Inicialmente deve ser dividida em 6 partes, porém poderá ser prolongada conforme a necessidade comum.
PARTE 1 – PLANEJAMENTO
A primeira coisa a se fazer quando for criar um jogo é: Planejar.
Mas, como? Simples, pegue um lápis e um caderno. Vamos começar!
Comece se fazendo algumas perguntas:
Procure criar seu jogo não para ser reconhecido, pois isso será um resultado que virá aos poucos, mas sim para adquirir conhecimento, para se divertir.
Mas isso será mais aprofundado mais adiante.
Mas, partiremos da situação em que você trabalha sozinho. Existem 2 regras para seguir:
Enfim, se preciso, fique horas planejando seu jogo pois é ele que te mostrará o caminho para o desenrolar. No próximo mês, começaremos a falar da importância da HISTÓRIA no jogo.
Obrigado por ler esta primeira parte, um feliz Natal e um próspero Ano Novo.
Mas, como? Simples, pegue um lápis e um caderno. Vamos começar!
Comece se fazendo algumas perguntas:
Por que você quer criar esse jogo?
“Porque eu quero ser famoso e reconhecido”. Ok, mas você sabe programar alguma coisa? “Não”. Pois então esta resposta está inválida. Pense. Para ser reconhecido no mundo maker atual, você precisa fazer algo grande, ou então não tão básico (como vejo muitos por aí).Procure criar seu jogo não para ser reconhecido, pois isso será um resultado que virá aos poucos, mas sim para adquirir conhecimento, para se divertir.
Como serão os personagens?
“Terá um aventureiro chamado Alex, um arqueiro chamado Trevor e uma maga chamada Alice”. Mas esses não são os personagens padrões do RPG maker? “São, é que tive preguiça de mudar”. Pois então crie, use a imaginação para fazer do ‘padrão’ algo realmente inovador. Não seria melhor se seu jogo tivesse outros tipos de personagens, com outros nomes? Dá um toque de originalidade ao enredo e consequentemente, ao jogo.Mas isso será mais aprofundado mais adiante.
Já tenho uma equipe?
Se sim, ótimo, afinal, várias cabeças pensam muito melhor do que uma. Se não, a não ser que você seja um lobo solitário, procure, ou crie uma. E lembre-se: divida as funções de cada pessoa, baseando-se nas habilidades pessoais de cada um. Por exemplo: não peça para um eventer criar uma tela de título para seu jogo.Mas, partiremos da situação em que você trabalha sozinho. Existem 2 regras para seguir:
- Não tenha pressa em finalizar seu jogo, lembre-se sozinho você demorará mais para concluí-lo.
- Seja bom em tudo, pois você precisará de um pouco de habilidade em todas as áreas.
Considerações Finais
Obrigado por ler esta primeira parte, um feliz Natal e um próspero Ano Novo.
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