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[Artigo] - Como criar um bom jogo? - Parte 6

26/9/2015, 13:35 por Naruto RPG Maker

Como criar um bom jogo?


PARTE 6 - FINALIZANDO



Agora que temos tudo pronto, está na hora de divulgarmos o projeto. Se você chegou até aqui, parabéns! Saiba que poucos finalizam seu jogo. Você deve se perguntar: “Mas, e agora? Como faço para ser reconhecido mundialmente pelo meu projetinho que demorei tantos meses para completar?” A resposta é simples: Divulgue-o. Crie páginas nas redes sociais e compartilhe para todos os seus amigos, para que eles também compartilhem.
Para isso, não seja aquele tipo de pessoa irritante que fica compartilhando a mesma coisa de 3 em 3 minutos, na espera de conseguir alguma fama, que, de fato, conseguirá, mas não será a que queremos.
Faça uma imagem atrativa para divulgar seu projeto, se não souber fazer uma, peça para o designer de sua equipe, ou se não tiver um, peça em um fórum fazer uma imagem bem atraente e chamativa. O que estamos procurando agora é chamar a atenção do público, então não se preocupe em exagerar nos efeitos.
Depois de pronta, a imagem deve chegar a todos os interessados certo? Para isso, compartilhe-a em todas as suas redes sociais, como o Facebook, por exemplo, e peça para seus amigos compartilharem também, assim atingindo um público muito maior.
Com várias pessoas conhecendo seu jogo, está na hora de colocar um link, para que elas possam testar e ver se aprovam o conteúdo, assim, divulgando para mais e mais pessoas. Para criar um executável do seu projeto é simples, basta exportá-lo, no caso do RPG Maker, clique em Arquivo > Comprimir Dados do Jogo, escolha para exportar o RTP, se não tiver os recursos usados no jogo já exportados ou não tiver certeza de que todos os gráficos e sons do jogo estão nas suas respectivas pastas.

Considerações Finais (Finais MESMO!)




Foi muito prazeroso escrever essa série de textos de Como criar um bom jogo, agora que ela chega ao fim, podem sugerir mais temas à serem abordados na série de artigos.
Apesar de alguns problemas pessoais que me impediram de terminar esse artigo dentro do prazo, posso dizer que finalmente concluí alguma coisa. Posso ter errado em algumas definições e alguns modos de fazer as coisas, mas conto com a ajuda de vocês para que eu possa melhorar cada vez mais.
Espero ter ajudado ao menos algumas pessoas a perceberem que criar um jogo no RPG Maker pode ser mais que apenas um hobby. Agradeço a todos pela paciência e por lerem. Até a próxima!


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[Artigo] - Como criar um bom jogo? - Parte 5

5/9/2015, 08:28 por Naruto RPG Maker

Como criar um bom jogo?


PARTE 5 - A EQUIPE



Como diz o ditado: “Uma andorinha só não faz verão”, então é bom começar a pensar em criar uma equipe, ou se juntar a uma. Você já faz parte de uma equipe, seja como líder ou não? Ótimo! Continue seguindo este texto que iremos explicar as funções e importância de cada um na equipe. Ainda não faz parte de uma? Tudo bem. Explicaremos também como formar uma equipe de sucesso, ou entrar em uma.
Um dia qualquer, você acorda com uma vontade incontrolável de trabalhar
no seu projeto, você toma um café da manhã reforçado, para não sentir
fome nas próximas 12 horas e não precisar sair da frente de seu
computador, organiza todas as ideias que teve durante a noite, e.... quando
olha o projeto em estágio inicial, fica com preguiça de terminá-lo.

A ocasião acima já aconteceu com você? Aposto que sim. O que você acha de formar uma equipe para lhe ajudar em seu projeto? Seria muito mais fácil. Mas, antes de criar uma, vamos ser organizados. Vamos organizar as coisas.
O que será preciso para criar o jogo?

  1. Designer: Será o responsável pelas imagens presentes no jogo, tais como a tela de título, imagens de divulgação do jogo.
  2. Mapper: Será o responsável pelos mapas do jogo, pelo paisagismo.
  3. Eventer: Será o responsável por todos os eventos e sistemas por eventos, tais como uma tela de título personalizada, os NPCs.
  4. Pixel Artist (PA): Será o responsável pelos gráficos dos chars, ou então até mesmo criar tilesets personalizados.
  5. Scripter: O cargo mais complicado de conseguir, porém o mais belo. Com o scripter é possível criar sistemas únicos para seu jogo.
  6. Databaser: Responsável por cuidar de todos os elementos do banco de dados. Equilibrar o jogo para que não fique muito fácil ou muito difícil (salvo casos onde esses elementos sejam propositais).
  7. Sonoplasta: Imagine um jogo sem nenhum som. É desagradável, não é? Pois o sonoplasta é quem fará a parte sonora do jogo.

Viu como já dividimos o trabalho? Imagine se você tivesse que cuidar de tudo. Agora, com uma equipe, é você quem lidera tudo, mas, você é um bom líder?
Muitos projetos, não só no RPG Maker, se tornam cansativos e entediantes por terem um patrão, não um líder. Vejamos as principais diferenças de ambos.
Patrão
Líder
Manda outras pessoas fazerem o serviçoParticipa do serviço, dando suporte, ideias de como melhorar
Contrata pessoas para determinado serviçoDesigna pessoas para o serviço que essas se identificam
Aponta problemas que devem ser solucionadosAponta problemas e apresenta soluções

Vimos as características que um líder deve ter para um projeto de sucesso. Você atende a todas? Se sim, ótimo, podemos começar a recrutar pessoas baseando-se nas necessidades do projeto. Se não, não se preocupe, essas características vêm com o tempo e experiência. Você pode começar uma equipe, só tente não ser aquele patrão chato que implica com tudo e com todos.

Hora de recrutar



Bem, comece recrutando pessoas de sua confiança, como amigos, sempre os designando para cargos que respeitem suas habilidades, que é onde apresentarão maior rendimento. Isso significa: não coloque um músico, ou alguém com experiência em música e instrumentos para trabalhar com o design do seu jogo.
Caso não encontre amigos com tais aptidões, poste um tópico aqui no fórum, e em vários outros. Mas lembre-se: Faça um tópico bem organizado, caso contrário NINGUÉM irá querer fazer parte da sua equipe e você não quer isso, não é?
Em vários fóruns de desenvolvimento de jogos já existe um tópico de exemplo, recomendando como fazer um tópico aceitável. Um bom tópico de recrutamento tem o nome de seu jogo, a história, os personagens, enfim, tudo o que já estiver preparado, os cargos que estão disponíveis e uma ficha de recrutamento.

Considerações finais



Finalizando mais uma parte deste artigo, quero pedir sugestões a vocês sobre outros possíveis temas que vocês gostariam de ver por aqui.
Na próxima parte do artigo será abordado a finalização e divulgamento do seu jogo.


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Títulos

14/7/2015, 13:58 por Naruto RPG Maker

A fama de alguém em um reino é baseada na sua posição social e seu título. Pois bem, vamos esclarecer aqui os títulos que temos presentes em nosso reino.


[tr][td]Quando um guerreiro prova seu valor morrendo em combate pelo bem do reino, merece ser chamado de herói.

À começar com a Administração. Apresentando esta barrinha, eles tem a confiança suprema do rei, sob qualquer circunstância.
A Colaboração também tem a confiança do rei. Seus membros atuam como conselheiros do rei.
A Moderação tem a confiança do rei, porém, nem sempre age corretamente, portanto, sob prova concreta de erro, podem ser apresentados ao rei pelos súditos, para que sejam tomadas as devidas providências.
Os Doadores merecem respeito por darem parte de seu dinheiro para o reino, investindo em mudanças que beneficiarão à todos.
Aldeões recém chegados ao reino. Devem ser tratados com paciência e respeito, até que se acostumem com o novo ambiente.
Aldeões que já acostumaram com o sistema do reino, passam à ser guerreiros. Resistentes, fortes e com mais respeito, lutam para o bem estar dos aldeões.
Guerreiros com um pouco mais de reconhecimento e dinheiro se tornam nobres. Com muitas riquezas, são responsáveis pelo financiamento dos guerreiros e aldeões.
Especializados nas magias, nobres que já alcançaram um reconhecimento considerável, se tornam monges. Esses já possuem maior poder de influência sobre os outros, com magias de controle mental. Devem dar bons exemplos aos novatos.
Especializados em furtos e movimentos silenciosos, gatunos são calculistas e são reconhecidos exatamente por isso. Planejam seus atos como ninguém. Apesar de serem reconhecidos, ninguém sabe sua verdadeira identidade.
Adoram jogar, passam maior parte do dia fazendo isso. Se você quiser que alguém diga se seu projeto está bom ou não, chame um gamer para avaliar.
Sabem programar muito bem. Então criaram uma máquina do tempo e apareceram em nosso reino. Tem um respeito considerado alto, programadores estão aqui para dar suporte, para que o reino cresça cada vez mais.
A morte infelizmente chega para todos. Com nossos membros não é diferente. Após cometerem inúmeras infrações, os aldeões do reino são caçados pelos guardas e presos. Alguns, sendo condenados à morte, ficando banidos do reino para sempre.



Agora, vamos nos esforçar para atingir o máximo de pontos de reconhecimento.
Em breve terão novos ranks. Fiquem atentos!


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[Artigo] - Como criar um bom jogo? - Parte 4

10/7/2015, 10:23 por Naruto RPG Maker

Como criar um bom jogo?


PARTE 4 – O QUE É O RPG MAKER?



Agora, após um grande período sem dar notícias da continuação deste artigo, partiremos para um assunto interessante. Você já ouviu falar do RPG Maker? Sim? Não? “Mas quediabéisso? ”, você pergunta. Se já ouviu falar, bem, vamos nos aprofundar, se nunca ouviu falar nele, é hoje que você conhecerá a engine.
Antes de falarmos do RPG Maker em si, falaremos do que é engine. Engine é o programa usado para criar um jogo. Bem essa é a definição mais simples e a que realmente importa. O RPG Maker, em suas diferentes versões, é uma engine própria para criação de jogos 2D off-line ao estilo RPG (Role-Playing Game), mas isso não significa que não se possa criar outros estilos. Existem muitos projetos que provam exatamente o contrário. Temos projetos de plataforma, em 3D, de aventura, FPS, multiplayer, enfim, a gama é grande.
Agora que já definimos o que é engine, vamos à parte que interessa: RPG Maker. Primeiramente, existem várias versões do RPG Maker, umas mais conhecidas que outras. Iremos tratar das principais e, para isso, preparamos uma tabela simples com as informações de cada uma.
VersãoInformações Principais
RPG Maker 2000 (RM2k) /
RPG Maker 2003 (RM2k3)
A versão 2000 e 2003 são bem parecidas, então serão tratadas como um.
Tem os gráficos pixelizados, com poucos detalhes, trabalha com eventos, sem suporte a scripts. É recomendado aos que querem se especializar com sistemas por eventos, mas iniciantes podem sofrer, pois não tem uma interface muito intuitiva, se comparado aos RMs mais atuais. Tem um sistema de veículos, tais como barcos, navios e aeronaves.
RPG Maker XP (RMXP)A versão XP vem melhorada, com gráficos melhores, mais possibilidade de customização, pois agora já conta, além dos eventos, com a primeira série de linguagem de programação: o Ruby Game Scripting System (RGSS) criado pela produtora. Os veículos, por padrão não estão presentes na versão, mas pode-se colocá-los, através dos scripts. Existe a possibilidade de criação de um jogo online (Netplay)
RPG Maker VX (RMVX)A penúltima versão do RM. Com gráficos melhores e mais facilidade de criação, conta com a segunda versão do RGSS, agora ficou muito mais fácil criar seus próprios scripts. Os veículos estão de volta, e há a possibilidade de colocar face nas mensagens. Tem a possibilidade de criação de um jogo online.
RPG Maker VX Ace
(RMVX Ace)
A última versão do RPG Maker lançada oficialmente. É um upgrade do RMVX. Conta com quase todos os sistemas de seu antecessor, porém há a possibilidade de adicionar outros tilesets, coisa que não é possível no VX, mas sim no XP. Com a terceira geração do RGSS, ficou ainda mais fácil aprender a linguagem. Ainda não há a possibilidade de se criar um jogo online, mas existem pessoas trabalhando para conseguir tal feito. É a versão mais recomendada para iniciantes.

Já sabemos as principais versões do RPG Maker, agora cabe a você escolher qual irá usar, mas não se esqueça, não use uma apenas pelos gráficos, pegue a que você mais se identifica. Existem projetos maravilhosos com o RM2k e outros que, dos que não são cancelados, não são nada agradáveis feitos no RMVX Ace. Lembre-se: “Não é a engine que faz o programador, e sim, o programador que faz a engine”. Isso significa que, não é a engine que deixará seu jogo bom, e sim o quanto você se dedicar à cria-lo.

Vocabulário Maker


Você pode estar perdido em meio a tantas palavras faladas aqui. Por isso, separamos um vocabulário maker para todas as horas, até você se acostumar.
Segue mais uma tabela simples com os principais termos usados pelos makers, seguidos de sua definição.
TermoDefinição
TilesetConjunto de gráficos usados pela engine para preencher seu mapa.
CharPersonagens (NPCs, herói) que estarão presentes no jogo, ou então uma parte do tileset que não foi possível colocar do modo convencional.
RGSSLinguagem de programação baseada em Ruby, usada no RM.
RMAbreviação de RPG Maker
BGMBackground Music. A música de fundo de diferentes cenas em jogo
BGSBackground Sound. Som de fundo em diferentes cenas de jogo. Algo como uma cachoeira.
MEMusic Effects. Efeitos musicais curtos. Como, ao fim de uma batalha, tocar uma música de vitória ou derrota.
SESound Effects. Efeitos sonoros curtos. Algo como uma explosão.

Estes são os principais termos que você precisa saber no mundo maker.

Considerações finais



Chegamos ao fim de mais uma parte do artigo, que está chegando ao fim. Em breve traremos outro tema para as matérias aqui do fórum. Estamos aceitando sugestões. Caso seja necessário, o artigo irá se alongar. Qualquer dúvida, crítica, sugestão de como melhorar, não deixe de dizer.
Na próxima parte do artigo, falaremos sobre a importância de cada membro da sua equipe e como deve ser a personalidade de um bom líder.


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Ausência e inatividade do fórum - Explicações

7/3/2015, 12:41 por Naruto RPG Maker

Venho à público dizer que o fórum tem dado uma parada por motivos escolares, não tenho tido tempo de dar a devida manutenção ao fórum.
Esse tempo continuará, mas farei o meu melhor para que nosso reino não fique em ruínas. Espero a colaboração de todos. Quem quiser/puder ajudar na redação ou em alguma outra área do fórum, por favor me contactar por email ou mensagem privada.

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[Artigo] - Como criar um bom jogo? - Parte 3

15/2/2015, 09:44 por Naruto RPG Maker

Como criar um bom jogo?


PARTE 3 – TRABALHO VS LAZER



Neste mês, após as festas de ano novo, nos sentimos totalmente renovados para voltar ao trabalho não é? Alguns sim, outros não, mas o importante é saber como dividir o tempo entre o trabalho e o lazer, pois trabalhar é importante, mas se divertir e recompor as energias também.
Vejo muitos projetos por aí sendo cancelados por faltar essa divisão e equilibro. Você certamente não quer que isso aconteça com você nem com seu projeto criado por todo esse tempo com sangue, suor e lágrimas, quer? Imagino que não. Uma forma de organizar seu tempo é:

  1. Estabelecendo horários
    Essa é a forma mais simples de organizar seu tempo. Estabelecendo horários para cada coisa, você cria uma rotina e, com o tempo, vira um hábito. Um exemplo:
    13:00-Trabalhar no projeto
    15:00-Tempo livre
    17:00-Trabalhar no projeto
    18:00-Fim do dia

    E com essa definição de horários, você poderá ser produtivo, com 3 horas diárias trabalhando em seu jogo, terá tempo o suficiente para descansar e fazer outras coisas.

Faça essa divisão se baseando nas suas condições de horários disponíveis. Se você não tem tanta disponibilidade, estabeleça horários durante a semana, e outro diferente, para os finais de semana.
Conciliando o trabalho e o lazer, você terminará tudo, não somente seus projetos de RPG Maker, muito mais rápido e não ficará tão cansado. Essa técnica pode ser usada para a vida também, trabalho, escola, etc.

Considerações finais




Esta foi a menor parte, pois nós, aqui da redação também merecemos uma pausa para descanso não é mesmo? Mas, espero que tenham aproveitado ao máximo e, estamos caminhando para o fim deste artigo, então dêem sugestões para o próximo, ok?
Se você acompanhou até aqui, obrigado pela atenção e, agora, este artigo começa a ficar interessante. No próximo mês, voltaremos ao RPG Maker com um tutorial geral da engine.


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Resultado - Pense Rápido

31/1/2015, 15:44 por Naruto RPG Maker


Concurso finalizado, a história mandada foi feita pelo usuário [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Confira!:

No inícios dos tempos havia somente 3 reinos o reino da luz e o reino do caos e o reino independente,certo dia o reino da luz declarou guerra ao reino do caos embora a reino da luz declarou o motivo da guerra pelas praticas proibidas das magias do reino do caos, seu maior interesse era em um recurso mineral chamado Adamantina que podia fazer com que criasse armas que superariam a força de mil homens e mulheres.O Rei do reino do caos era Mark que foi morto na guerra mas de forma misteriosa seus 2 filhos sobreviveram, durante a guerra seu filho Viktor viu de perto os soldados do reino da luz matando inocentes que nem sabiam como empunhar uma espada, Viktor com medo de ficar ali fugiu e posteriormente fundou um império do caos no reino de Viktor depois de ver todos os horrores da guerra ele prometeu que não deixaria que ninguém atacasse seu império e que vingaria a morte dos inocentes, Viktor possuía uma arma de adamantina feita pelo seu pai Mark era uma katana nomeada por ele mesmo de justiceira segundo as lendas a sua katana tinha poderes sombrios ,a irmã de Viktor chamada Casandra após a guerra fundou um reino onde seu o maior objetivo era buscar o poder e conquistar todos os reinos até mesmo do seu irmão,Cassandra possuía um machado de Adamantina  .O Rei do reino da luz João somente se importava com o dinheiro não ligava se as pessoas do seu reino estavam passando fome.A rainha do reino independente ao contrário dos outros reinos não buscava a guerra ela se preocupava com a população ela preocupava-se com a possibilidade de invadirem o seu reino pois ele era um reino pacífico.O rei do reino da luz Joao após a invasão criou um arco e flecha de Adamantina pois ele estava determinado a parar as recentes conquistas de Casandra.No reino independente nasceu certo dia um/uma  herói/heroína que possuía os poderes sobrenaturais mas sera que ele/ela trara paz a essa terra de guerra ou provocara mais mortes e disputas.

Assim concluo minha primeira parte da história pense em um final para essa historia e poste a sua opinião no fórum e também nos próximos personagens que encontraremos nessa jornada na terra de  DEIFHY (inventei na hora precisa mudar esse nome ta estranho ) e nos próximos desafios que encontraremos.

Os prêmios serão entregues em alguns minutos.

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[Artigo] - Como criar um bom jogo? - Parte 2

10/1/2015, 14:42 por Naruto RPG Maker

Como criar um bom jogo?


PARTE 2 – ENREDO



Para começar o ano a todo vapor, vamos falar do enredo. Esta deve ser a parte mais longa de todo o artigo, pois é aqui que iremos definir os detalhes dos personagens, a narrativa, os mapas, músicas, efeitos sonoros, etc.
Antes de começar a ler, fique confortável e coma um lanche, para não passar fome depois. Você ainda tem aquele seu caderninho? Se sim, ótimo, pegue-o, caso contrário, pegue uma folha de outro caderno, pois será útil para fazer anotações importantes.
Agora que já definimos o porquê você quer criar seu jogo, vamos começar a pensar na história. Defina os personagens, tanto em características físicas, quanto emocionais. Por exemplo: Um homem alto, forte, porém sensível chamado Roy e uma mulher, chamada Kátia, de mesmo tamanho, magra, meiga, bonita e fica histérica quando vê algum animal selvagem. Isso são exemplos de criação de personagens, mas lembre-se: use sempre o mesmo padrão emocional até o fim do jogo, salvo algumas exceções.


Criados os personagens, criaremos a narrativa. Uma dica para criar uma boa história é detalhar ao máximo, porém com bom senso, os acontecimentos. Aqui estão duas versões de uma mesma história, leia e avalie a melhor.

#1
Há muito tempo atrás, num reino governado por um rei mesquinho e que maltratava seus súditos e seus servos. Um dia, um garoto que perdeu o pai em uma guerra, se rebelou contra o rei, porém foi preso.
Na prisão, resolveu mudar os pensamentos de todos até que foi organizado um motim. Depois de muito lutar, o rei foi derrotado e o reino viveu um período de paz.
#2

O ano era 1326, Roma, Itália. O rei Francisco IV era muito mesquinho e egoísta, não dividia seus bens com ninguém e ficava com todo o dinheiro arrecadado para ele. Absolutamente ninguém gostava dele.
Insatisfeito com as atitudes do rei, um garoto chamado Júlio, que teve o pai morto em uma guerra ocorrida no mesmo reino, se rebelou e, com ele, um grupo de pessoas. Como o exército era muito poderoso, o rei mandou Júlio para a prisão e condenou todos que o seguiam.
Na prisão, o garoto, muito esperto, começou a usar sua lábia para começar um grande motim, que foi concluído com sucesso e, depois de muito batalhar, Francisco IV foi retirado do trono e, agora, o reino vive um longo período de paz que deve prosperar por muitos anos.



E aí? Qual das duas você acha melhor? A 2ª? Está mais detalhada não está? Mas, ainda podemos acrescentar algumas coisas para melhorá-la. Vejamos:


#3O ano era 1326, Roma, Itália. O rei Francisco IV, de 48 anos, era muito mesquinho, egoísta e hipócrita, dividia poucos de seus bens com a família e muito menos com o povo do reino, todo o dinheiro arrecadado de impostos ficava com ele. Todos o detestavam. Na periferia da cidade, havia um garoto, chamado Júlio, de 25 anos, aproximadamente, que tomou a decisão de partir em busca de vingança daquele maldito rei, que, inclusive mandou seu pai para uma guerra que lhe custou a vida. Alimentado por ódio e rancor, Júlio partiu para o castelo, que ficava ao norte, uns 800 metros de sua região. Como era ótimo em falar, conseguiu alguns seguidores revoltosos, entre eles, Thomas e Raphael, dois nobres insatisfeitos com as atitudes do rei. Se prepararam com as melhores armas e armaduras da cidade e partiram em direção ao castelo.
Ao chegarem ao destino, se depararam com um imenso e poderoso exército, com cerca de 200 soldados e 30 arqueiros. Porém, movidos pela fúria, enfrentaram bravamente, mas os que não foram mortos, foram condenados a permanecer na masmorra se alimentando apenas de pão e água. Júlio e Thomas estavam condenados a isso. Quanto a Raphael, estava morto no campo de batalha.
Haviam se passado 2 anos, Júlio havia pensado em um plano para sair de lá e tomar o trono de Francisco IV, mas era necessária a colaboração de todos. Começou-se então um grande motim na prisão, onde vários outros foram mortos, inclusive Júlio. Em seu leito de morte, fez Thomas prometer que cuidaria de tudo.
O motim foi um sucesso, o rei finalmente foi tirado de seu trono, e Thomas assumiu, sempre lembrando de Júlio, que foi eternizado em uma estátua no centro da cidade. A partir daí, o reino viveu um período de paz que devia prosperar por muitos anos.



Viu só? Melhoramos muito a história não é? Ainda há alguns detalhes a mais que é possível colocar, mas isso vai da criatividade de cada um.
No enredo, podemos definir a base dos mapas usados, com base na história que criamos. Pegaremos como base a história acima, quais mapas teriam sentido em se usar? Um exterior e interior de castelo, centro e periferia de uma cidade, uma ferraria, um campo de defesa em frente ao castelo, uma masmorra, uma guilhotina, talvez. Com base nessa análise, já sabemos os tipos de gráficos que precisaremos procurar.
Pode ser feita uma floresta, alguns lugares para o jogador explorar, enfim, a criatividade usada anteriormente continua importante.


As músicas e efeitos sonoros também são importantes em um jogo, pois são eles que passarão a emoção e o sentimentalismo ao jogador. Seja coerente com isso, por exemplo: Não coloque um funk ostentação em um lugar calmo (aliás, a não ser que seja um jogo atual, e coincida com o mapa, nunca coloque funk como música de fundo).
Uma boa música que poderia ser adicionada, no momento da batalha, por exemplo, é uma mais agitada, que dê choques de adrenalina no jogador, faça-o sentir que realmente está dentro do jogo.
Em um jogo de terror, músicas calmas e efeitos sonoros assustadores são muito importantes, então dedique um bom tempo nesta busca.


Por fim, mas não menos importante, existe também o Level Design. Não adianta de nada pegar os melhores gráficos, se não forem colocados nos lugares corretos. O mais básico é o mapeamento. Existem muitos tutoriais na internet e alguns no fórum. De uma pesquisada.


Se você tem uma equipe, provavelmente já tem alguém para fazer todas essas coisas, mas, se você está sozinho, não desanime. Lembre-se, criar um jogo é como cuidar de seu filho: leva tempo, dedicação, vários problemas, mas, no fim, você sente orgulho.

Considerações Finais



Chegamos ao fim de mais uma parte do artigo de como criar um bom jogo. Faça tudo com calma, mesmo que leve vários dias para terminar, não se sinta obrigado à terminar seu jogo. Claro, estipular um tempo para trabalhar nele é essencial para o sucesso, mas faça-o se divertindo que será muito mais agradável e o jogo ficará muito melhor de ser jogado.
No próximo mês, falaremos de como fazer uma boa distribuição de tempo para o trabalho e o lazer.


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Feliz 2015!

1/1/2015, 18:34 por Naruto RPG Maker

Estes últimos dias de 2014, o fórum passou por várias mudanças.
31/12/2014 17:09:00 guimaker adicionado à moderação
31/12/2014 17:10:00 kingofbrazil adicionado à moderação
31/12/2014 17:23:00 Melhora na resposta rápida
31/12/2014 17:39:00 Avatar na resposta rápida
31/12/2014 17:53:00 Confirmação em mensagem incompleta
31/12/2014 17:59:00 Pré Visualização rápida
31/12/2014 19:30:00 Logo Finalizada
31/12/2014 23:40:00 Ícones do fórum atualizados
31/12/2014 23:52:00 Cores do Fórum Atualizadas
31/12/2014 23:58:00 Logo Atualizada
31/12/2014 23:59:00 Background atualizado

É com muito prazer que reabro o fórum totalmente de cara nova.
Agora ele se chama Reino Gamer. Espero que todos apreciem. E um concurso está por vir, AGUARDEM!

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Mercado Real

1/1/2015, 18:26 por Naruto RPG Maker


Está oficialmente aberto o Mercado Real. Ótimos itens para você por preços acessíveis. Faça seu pedido que, em poucas horas, ele será entregue na sua mochila. Venha, dê uma olhada!

NúmeroImagemItemPreçoDescrição
1Espada de Ferro90 GoldEspada comum, forjada com ferro
2Espada de Fogo160 GoldEspada mágica, contém um fogo que nunca se apaga
3Espada Celeste380 GoldEspada que caiu na terra, um presente dos céus
4Poção Comum100 GoldPoção que recupera 30 pontos do seu HP. Uso instantâneo.



Código:
[b]Nick:[/b]
[b]Nº do Item:[/b]


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