Procurar Últimos assuntos Eventos Oficiais Ativos | [Artigo] - Como criar um bom jogo? - Parte 6 26/9/2015, 13:35 por Naruto RPG Maker Como criar um bom jogo?PARTE 6 - FINALIZANDOAgora que temos tudo pronto, está na hora de divulgarmos o projeto. Se você chegou até aqui, parabéns! Saiba que poucos finalizam seu jogo. Você deve se perguntar: “Mas, e agora? Como faço para ser reconhecido mundialmente pelo meu projetinho que demorei tantos meses para completar?” A resposta é simples: Divulgue-o. Crie páginas nas redes sociais e compartilhe para todos os seus amigos, para que eles também compartilhem. Para isso, não seja aquele tipo de pessoa irritante que fica compartilhando a mesma coisa de 3 em 3 minutos, na espera de conseguir alguma fama, que, de fato, conseguirá, mas não será a que queremos. Faça uma imagem atrativa para divulgar seu projeto, se não souber fazer uma, peça para o designer de sua equipe, ou se não tiver um, peça em um fórum fazer uma imagem bem atraente e chamativa. O que estamos procurando agora é chamar a atenção do público, então não se preocupe em exagerar nos efeitos. Depois de pronta, a imagem deve chegar a todos os interessados certo? Para isso, compartilhe-a em todas as suas redes sociais, como o Facebook, por exemplo, e peça para seus amigos compartilharem também, assim atingindo um público muito maior. Com várias pessoas conhecendo seu jogo, está na hora de colocar um link, para que elas possam testar e ver se aprovam o conteúdo, assim, divulgando para mais e mais pessoas. Para criar um executável do seu projeto é simples, basta exportá-lo, no caso do RPG Maker, clique em Arquivo > Comprimir Dados do Jogo, escolha para exportar o RTP, se não tiver os recursos usados no jogo já exportados ou não tiver certeza de que todos os gráficos e sons do jogo estão nas suas respectivas pastas. Considerações Finais (Finais MESMO!)Foi muito prazeroso escrever essa série de textos de Como criar um bom jogo, agora que ela chega ao fim, podem sugerir mais temas à serem abordados na série de artigos. Apesar de alguns problemas pessoais que me impediram de terminar esse artigo dentro do prazo, posso dizer que finalmente concluí alguma coisa. Posso ter errado em algumas definições e alguns modos de fazer as coisas, mas conto com a ajuda de vocês para que eu possa melhorar cada vez mais. Espero ter ajudado ao menos algumas pessoas a perceberem que criar um jogo no RPG Maker pode ser mais que apenas um hobby. Agradeço a todos pela paciência e por lerem. Até a próxima! Comentários: 0 [Artigo] - Como criar um bom jogo? - Parte 5 5/9/2015, 08:28 por Naruto RPG Maker Como criar um bom jogo?PARTE 5 - A EQUIPEComo diz o ditado: “Uma andorinha só não faz verão”, então é bom começar a pensar em criar uma equipe, ou se juntar a uma. Você já faz parte de uma equipe, seja como líder ou não? Ótimo! Continue seguindo este texto que iremos explicar as funções e importância de cada um na equipe. Ainda não faz parte de uma? Tudo bem. Explicaremos também como formar uma equipe de sucesso, ou entrar em uma. Um dia qualquer, você acorda com uma vontade incontrolável de trabalhar no seu projeto, você toma um café da manhã reforçado, para não sentir fome nas próximas 12 horas e não precisar sair da frente de seu computador, organiza todas as ideias que teve durante a noite, e.... quando olha o projeto em estágio inicial, fica com preguiça de terminá-lo. A ocasião acima já aconteceu com você? Aposto que sim. O que você acha de formar uma equipe para lhe ajudar em seu projeto? Seria muito mais fácil. Mas, antes de criar uma, vamos ser organizados. Vamos organizar as coisas. O que será preciso para criar o jogo?
Viu como já dividimos o trabalho? Imagine se você tivesse que cuidar de tudo. Agora, com uma equipe, é você quem lidera tudo, mas, você é um bom líder? Muitos projetos, não só no RPG Maker, se tornam cansativos e entediantes por terem um patrão, não um líder. Vejamos as principais diferenças de ambos.
Vimos as características que um líder deve ter para um projeto de sucesso. Você atende a todas? Se sim, ótimo, podemos começar a recrutar pessoas baseando-se nas necessidades do projeto. Se não, não se preocupe, essas características vêm com o tempo e experiência. Você pode começar uma equipe, só tente não ser aquele patrão chato que implica com tudo e com todos. Hora de recrutarBem, comece recrutando pessoas de sua confiança, como amigos, sempre os designando para cargos que respeitem suas habilidades, que é onde apresentarão maior rendimento. Isso significa: não coloque um músico, ou alguém com experiência em música e instrumentos para trabalhar com o design do seu jogo. Caso não encontre amigos com tais aptidões, poste um tópico aqui no fórum, e em vários outros. Mas lembre-se: Faça um tópico bem organizado, caso contrário NINGUÉM irá querer fazer parte da sua equipe e você não quer isso, não é? Em vários fóruns de desenvolvimento de jogos já existe um tópico de exemplo, recomendando como fazer um tópico aceitável. Um bom tópico de recrutamento tem o nome de seu jogo, a história, os personagens, enfim, tudo o que já estiver preparado, os cargos que estão disponíveis e uma ficha de recrutamento. Considerações finaisFinalizando mais uma parte deste artigo, quero pedir sugestões a vocês sobre outros possíveis temas que vocês gostariam de ver por aqui. Na próxima parte do artigo será abordado a finalização e divulgamento do seu jogo. Comentários: 0 Títulos 14/7/2015, 13:58 por Naruto RPG Maker A fama de alguém em um reino é baseada na sua posição social e seu título. Pois bem, vamos esclarecer aqui os títulos que temos presentes em nosso reino.
Agora, vamos nos esforçar para atingir o máximo de pontos de reconhecimento. Em breve terão novos ranks. Fiquem atentos! Comentários: 0 [Artigo] - Como criar um bom jogo? - Parte 4 10/7/2015, 10:23 por Naruto RPG Maker Como criar um bom jogo?PARTE 4 – O QUE É O RPG MAKER?Agora, após um grande período sem dar notícias da continuação deste artigo, partiremos para um assunto interessante. Você já ouviu falar do RPG Maker? Sim? Não? “Mas quediabéisso? ”, você pergunta. Se já ouviu falar, bem, vamos nos aprofundar, se nunca ouviu falar nele, é hoje que você conhecerá a engine. Antes de falarmos do RPG Maker em si, falaremos do que é engine. Engine é o programa usado para criar um jogo. Bem essa é a definição mais simples e a que realmente importa. O RPG Maker, em suas diferentes versões, é uma engine própria para criação de jogos 2D off-line ao estilo RPG (Role-Playing Game), mas isso não significa que não se possa criar outros estilos. Existem muitos projetos que provam exatamente o contrário. Temos projetos de plataforma, em 3D, de aventura, FPS, multiplayer, enfim, a gama é grande. Agora que já definimos o que é engine, vamos à parte que interessa: RPG Maker. Primeiramente, existem várias versões do RPG Maker, umas mais conhecidas que outras. Iremos tratar das principais e, para isso, preparamos uma tabela simples com as informações de cada uma.
Já sabemos as principais versões do RPG Maker, agora cabe a você escolher qual irá usar, mas não se esqueça, não use uma apenas pelos gráficos, pegue a que você mais se identifica. Existem projetos maravilhosos com o RM2k e outros que, dos que não são cancelados, não são nada agradáveis feitos no RMVX Ace. Lembre-se: “Não é a engine que faz o programador, e sim, o programador que faz a engine”. Isso significa que, não é a engine que deixará seu jogo bom, e sim o quanto você se dedicar à cria-lo. Vocabulário MakerVocê pode estar perdido em meio a tantas palavras faladas aqui. Por isso, separamos um vocabulário maker para todas as horas, até você se acostumar. Segue mais uma tabela simples com os principais termos usados pelos makers, seguidos de sua definição.
Estes são os principais termos que você precisa saber no mundo maker. Considerações finaisChegamos ao fim de mais uma parte do artigo, que está chegando ao fim. Em breve traremos outro tema para as matérias aqui do fórum. Estamos aceitando sugestões. Caso seja necessário, o artigo irá se alongar. Qualquer dúvida, crítica, sugestão de como melhorar, não deixe de dizer. Na próxima parte do artigo, falaremos sobre a importância de cada membro da sua equipe e como deve ser a personalidade de um bom líder. Comentários: 0 Ausência e inatividade do fórum - Explicações 7/3/2015, 12:41 por Naruto RPG Maker Venho à público dizer que o fórum tem dado uma parada por motivos escolares, não tenho tido tempo de dar a devida manutenção ao fórum. Esse tempo continuará, mas farei o meu melhor para que nosso reino não fique em ruínas. Espero a colaboração de todos. Quem quiser/puder ajudar na redação ou em alguma outra área do fórum, por favor me contactar por email ou mensagem privada. Comentários: 0 [Artigo] - Como criar um bom jogo? - Parte 3 15/2/2015, 09:44 por Naruto RPG Maker Como criar um bom jogo?PARTE 3 – TRABALHO VS LAZERNeste mês, após as festas de ano novo, nos sentimos totalmente renovados para voltar ao trabalho não é? Alguns sim, outros não, mas o importante é saber como dividir o tempo entre o trabalho e o lazer, pois trabalhar é importante, mas se divertir e recompor as energias também. Vejo muitos projetos por aí sendo cancelados por faltar essa divisão e equilibro. Você certamente não quer que isso aconteça com você nem com seu projeto criado por todo esse tempo com sangue, suor e lágrimas, quer? Imagino que não. Uma forma de organizar seu tempo é:
Faça essa divisão se baseando nas suas condições de horários disponíveis. Se você não tem tanta disponibilidade, estabeleça horários durante a semana, e outro diferente, para os finais de semana. Conciliando o trabalho e o lazer, você terminará tudo, não somente seus projetos de RPG Maker, muito mais rápido e não ficará tão cansado. Essa técnica pode ser usada para a vida também, trabalho, escola, etc. Considerações finaisEsta foi a menor parte, pois nós, aqui da redação também merecemos uma pausa para descanso não é mesmo? Mas, espero que tenham aproveitado ao máximo e, estamos caminhando para o fim deste artigo, então dêem sugestões para o próximo, ok? Se você acompanhou até aqui, obrigado pela atenção e, agora, este artigo começa a ficar interessante. No próximo mês, voltaremos ao RPG Maker com um tutorial geral da engine. Comentários: 0 Resultado - Pense Rápido 31/1/2015, 15:44 por Naruto RPG Maker Concurso finalizado, a história mandada foi feita pelo usuário [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Os prêmios serão entregues em alguns minutos. Comentários: 0 [Artigo] - Como criar um bom jogo? - Parte 2 10/1/2015, 14:42 por Naruto RPG Maker Como criar um bom jogo?PARTE 2 – ENREDOPara começar o ano a todo vapor, vamos falar do enredo. Esta deve ser a parte mais longa de todo o artigo, pois é aqui que iremos definir os detalhes dos personagens, a narrativa, os mapas, músicas, efeitos sonoros, etc. Antes de começar a ler, fique confortável e coma um lanche, para não passar fome depois. Você ainda tem aquele seu caderninho? Se sim, ótimo, pegue-o, caso contrário, pegue uma folha de outro caderno, pois será útil para fazer anotações importantes. Agora que já definimos o porquê você quer criar seu jogo, vamos começar a pensar na história. Defina os personagens, tanto em características físicas, quanto emocionais. Por exemplo: Um homem alto, forte, porém sensível chamado Roy e uma mulher, chamada Kátia, de mesmo tamanho, magra, meiga, bonita e fica histérica quando vê algum animal selvagem. Isso são exemplos de criação de personagens, mas lembre-se: use sempre o mesmo padrão emocional até o fim do jogo, salvo algumas exceções. Criados os personagens, criaremos a narrativa. Uma dica para criar uma boa história é detalhar ao máximo, porém com bom senso, os acontecimentos. Aqui estão duas versões de uma mesma história, leia e avalie a melhor.
E aí? Qual das duas você acha melhor? A 2ª? Está mais detalhada não está? Mas, ainda podemos acrescentar algumas coisas para melhorá-la. Vejamos:
Viu só? Melhoramos muito a história não é? Ainda há alguns detalhes a mais que é possível colocar, mas isso vai da criatividade de cada um. No enredo, podemos definir a base dos mapas usados, com base na história que criamos. Pegaremos como base a história acima, quais mapas teriam sentido em se usar? Um exterior e interior de castelo, centro e periferia de uma cidade, uma ferraria, um campo de defesa em frente ao castelo, uma masmorra, uma guilhotina, talvez. Com base nessa análise, já sabemos os tipos de gráficos que precisaremos procurar. Pode ser feita uma floresta, alguns lugares para o jogador explorar, enfim, a criatividade usada anteriormente continua importante. As músicas e efeitos sonoros também são importantes em um jogo, pois são eles que passarão a emoção e o sentimentalismo ao jogador. Seja coerente com isso, por exemplo: Não coloque um funk ostentação em um lugar calmo (aliás, a não ser que seja um jogo atual, e coincida com o mapa, nunca coloque funk como música de fundo). Uma boa música que poderia ser adicionada, no momento da batalha, por exemplo, é uma mais agitada, que dê choques de adrenalina no jogador, faça-o sentir que realmente está dentro do jogo. Em um jogo de terror, músicas calmas e efeitos sonoros assustadores são muito importantes, então dedique um bom tempo nesta busca. Por fim, mas não menos importante, existe também o Level Design. Não adianta de nada pegar os melhores gráficos, se não forem colocados nos lugares corretos. O mais básico é o mapeamento. Existem muitos tutoriais na internet e alguns no fórum. De uma pesquisada. Se você tem uma equipe, provavelmente já tem alguém para fazer todas essas coisas, mas, se você está sozinho, não desanime. Lembre-se, criar um jogo é como cuidar de seu filho: leva tempo, dedicação, vários problemas, mas, no fim, você sente orgulho. Considerações FinaisChegamos ao fim de mais uma parte do artigo de como criar um bom jogo. Faça tudo com calma, mesmo que leve vários dias para terminar, não se sinta obrigado à terminar seu jogo. Claro, estipular um tempo para trabalhar nele é essencial para o sucesso, mas faça-o se divertindo que será muito mais agradável e o jogo ficará muito melhor de ser jogado. No próximo mês, falaremos de como fazer uma boa distribuição de tempo para o trabalho e o lazer. Comentários: 0 Feliz 2015! 1/1/2015, 18:34 por Naruto RPG Maker Estes últimos dias de 2014, o fórum passou por várias mudanças.
É com muito prazer que reabro o fórum totalmente de cara nova. Agora ele se chama Reino Gamer. Espero que todos apreciem. E um concurso está por vir, AGUARDEM! Comentários: 0 Mercado Real 1/1/2015, 18:26 por Naruto RPG Maker Está oficialmente aberto o Mercado Real. Ótimos itens para você por preços acessíveis. Faça seu pedido que, em poucas horas, ele será entregue na sua mochila. Venha, dê uma olhada!
Comentários: 0 | Estatísticas Temos 43 usuários registradosO último membro registrado é Pidgeonpao Os nossos membros postaram um total de 134 mensagens em 99 assuntos Quem está conectado? Há 1 usuário online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 1 visitante Nenhum [ Ver toda a lista ] O recorde de usuários online foi de 18 em 5/8/2021, 14:49 |
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