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Mensagem por Naruto RPG Maker 5/9/2015, 08:28

Como criar um bom jogo?

PARTE 5 - A EQUIPE

Como diz o ditado: “Uma andorinha só não faz verão”, então é bom começar a pensar em criar uma equipe, ou se juntar a uma. Você já faz parte de uma equipe, seja como líder ou não? Ótimo! Continue seguindo este texto que iremos explicar as funções e importância de cada um na equipe. Ainda não faz parte de uma? Tudo bem. Explicaremos também como formar uma equipe de sucesso, ou entrar em uma.
Um dia qualquer, você acorda com uma vontade incontrolável de trabalhar
no seu projeto, você toma um café da manhã reforçado, para não sentir
fome nas próximas 12 horas e não precisar sair da frente de seu
computador, organiza todas as ideias que teve durante a noite, e.... quando
olha o projeto em estágio inicial, fica com preguiça de terminá-lo.
A ocasião acima já aconteceu com você? Aposto que sim. O que você acha de formar uma equipe para lhe ajudar em seu projeto? Seria muito mais fácil. Mas, antes de criar uma, vamos ser organizados. Vamos organizar as coisas.
O que será preciso para criar o jogo?

  1. Designer: Será o responsável pelas imagens presentes no jogo, tais como a tela de título, imagens de divulgação do jogo.
  2. Mapper: Será o responsável pelos mapas do jogo, pelo paisagismo.
  3. Eventer: Será o responsável por todos os eventos e sistemas por eventos, tais como uma tela de título personalizada, os NPCs.
  4. Pixel Artist (PA): Será o responsável pelos gráficos dos chars, ou então até mesmo criar tilesets personalizados.
  5. Scripter: O cargo mais complicado de conseguir, porém o mais belo. Com o scripter é possível criar sistemas únicos para seu jogo.
  6. Databaser: Responsável por cuidar de todos os elementos do banco de dados. Equilibrar o jogo para que não fique muito fácil ou muito difícil (salvo casos onde esses elementos sejam propositais).
  7. Sonoplasta: Imagine um jogo sem nenhum som. É desagradável, não é? Pois o sonoplasta é quem fará a parte sonora do jogo.

Viu como já dividimos o trabalho? Imagine se você tivesse que cuidar de tudo. Agora, com uma equipe, é você quem lidera tudo, mas, você é um bom líder?
Muitos projetos, não só no RPG Maker, se tornam cansativos e entediantes por terem um patrão, não um líder. Vejamos as principais diferenças de ambos.
Patrão
Líder
Manda outras pessoas fazerem o serviçoParticipa do serviço, dando suporte, ideias de como melhorar
Contrata pessoas para determinado serviçoDesigna pessoas para o serviço que essas se identificam
Aponta problemas que devem ser solucionadosAponta problemas e apresenta soluções
Vimos as características que um líder deve ter para um projeto de sucesso. Você atende a todas? Se sim, ótimo, podemos começar a recrutar pessoas baseando-se nas necessidades do projeto. Se não, não se preocupe, essas características vêm com o tempo e experiência. Você pode começar uma equipe, só tente não ser aquele patrão chato que implica com tudo e com todos.

Hora de recrutar

Bem, comece recrutando pessoas de sua confiança, como amigos, sempre os designando para cargos que respeitem suas habilidades, que é onde apresentarão maior rendimento. Isso significa: não coloque um músico, ou alguém com experiência em música e instrumentos para trabalhar com o design do seu jogo.
Caso não encontre amigos com tais aptidões, poste um tópico aqui no fórum, e em vários outros. Mas lembre-se: Faça um tópico bem organizado, caso contrário NINGUÉM irá querer fazer parte da sua equipe e você não quer isso, não é?
Em vários fóruns de desenvolvimento de jogos já existe um tópico de exemplo, recomendando como fazer um tópico aceitável. Um bom tópico de recrutamento tem o nome de seu jogo, a história, os personagens, enfim, tudo o que já estiver preparado, os cargos que estão disponíveis e uma ficha de recrutamento.

Considerações finais

Finalizando mais uma parte deste artigo, quero pedir sugestões a vocês sobre outros possíveis temas que vocês gostariam de ver por aqui.
Na próxima parte do artigo será abordado a finalização e divulgamento do seu jogo.
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